“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

OrtoFoto

Interior da Igreja do Cristo Salvador, Moscou, Rússia

"Sobre a Virgem Toda-Santa, a Mãe de Deus"

“Sua Mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto Ele vos disser” (Jo. 2: 5).

Eis a alegria para todos os fiéis: aquela que é próxima ao Cristo Salvador nos céus, tal como fora na terra, cuida de todos os fiéis, ajuda-os e alerta-os, o que quer que Ele, Meu Filho e meu Deus, vos disser, fazei. É assim que Ela alerta os serventes nas Bodas de Cana, e eles A obedecem e vêm o milagre. Destas poucas palavras da Virgem Toda-Santa, Noiva de Deus, gravadas no Evangelho, recebemos uma preciosa instrução, em verdade a única instrução evangélica que Ela dá ao gênero humano durante Sua vida na terra. Fazei tudo quanto Ele vos disser. Embora Ela quisesse dizer: “Ele sabe tudo; Ele pode fazer tudo: Ele ama todos vós; todavia, deveis olhar nem aqui nem ali, antes ouvi-Lo e obedecê-Lo.” Ela compreendeu a responsabilidade neste mundo de viver para Ele e dirigir outros a Ele como a Fonte de vida, e ela voluntariamente continua a levar esta responsabilidade até dos céus. Através de toda história da Igreja, Ela disse aos fiéis de fazerem tudo o quê Ele diz. E até hoje, de sua glória celeste, Ela desce misticamente entre os fiéis a fim de aconselhá-los a fazerem o que Ele ordenara. Este é o Evangelho d´Ela – o Evangelho da Virgem Toda-Santa, da Mãe de Deus. Consiste não em quatro Evangelhos, mas antes quatro palavras: fazei tudo quanto Ele vos disser. Ó meus Irmãos, vamos obedecê-La! Vamos obedecê-La como uma mãe e mais do que nossa mãe, pois que deseja o maior bem para nós – o reinar no Reino Eterno de Seu Filho.

Ó Virgem Toda-Santa, ajuda-nos a cumprirmos Suas palavras.

A Ti e a Ele seja a glória e o louvor para sempre. Amém.

domingo, 27 de dezembro de 2009

OrtoFoto

Rússia
autor: Hongor (Егор Плесов)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"A Beleza do Sagrado"

Com a presença de inúmeros fiéis, convidados e representantes das Igrejas da Rússia (Moscou) e da Antioquia, foi realizado dia 19 (sábado último) a mostra “A Beleza do Sagrado”. Estiveram presentes, além de S.Exa. Revma Sr. D. Chrisóstomo, nosso Arcebispo, S. Exa. Revma. o Sr. D. Ambrósio que regeu a apresentação de uma pequena parte do coral da Catedral da Santíssima Virgem Maria.
Esse evento reuniu, em perfeita harmonia e amor, fiéis de diferentes igrejas ortodoxas do Rio de Janeiro, numa confraternização que se iniciou com a celebração das Vésperas e se estendeu por toda noite.
Agradecemos a presença do revmo. padre Marcelo da Igreja de Antioquia e do revmo. Padre Vassily da Igreja Russa que esteve presente com toda a família e nos apresenteou, juntamente com sua esposa, cânticos litúrgicos russos próprios da época que vivemos (advento de Natal).
Glória a Deus por estarmos unidos e solidários no crescimento da Fé Ortodoxa.















sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

OrtoFoto

Mosteiro de Santo Agostinho e de São Serafim de Sarov, Grécia
autor: Fr. Ioakeim Sotiropoulos

"Sobre a ausência de pecado nas obras de Deus"

“E viu Deus que era bom” (Gênesis 1).

Irmãos, tudo o que foi criado e como fora criado pelo mais puro e sem pecado Deus é puro e sem pecado. Cada criatura de Deus é pura e sem pecado, enquanto ela estiver voltada para Deus. Cada criatura louva de si - mesma e glorifica a Deus enquanto ela for pura e sem pecado. Eis porque o salmista canta: “Que tudo o que respira louve o Senhor. Louvai ao Senhor (Aleluia)!” (Salmo 150:6). Cada criatura inteligente de Deus sente como que natural e fim primário o louvar o Senhor. E desde que é assim, irmãos, as pessoas perguntam: “Se fosse assim, de onde vem então o mal no mundo?” Ele vem do pecado, somente do pecado. O pecado fez mudar um Anjo de luz (Lúcifer) em um demônio. O próprio demônio fez-se a si - mesmo, de bom grado um vaso de pecado, apressando-se também a fazer de outras criaturas o mesmo. Pelas suas livres escolhas outros anjos consentem ao pecado como demônio e depois disto, as primeiras pessoas, Adão e Eva. Disto provém a mistura do bem como mal no mundo. Todavia, ainda hoje, o que é de Deus na criação é bom, tal como nos primeiros dias da criação. O veneno veio pelo pecado, pois que o pecado é veneno, o mais acre veneno que existe. O pecado foi a causa da maldição, trazido pelo obscurecimento das mentes, causando a hostilidade da criação para com o seu Criador, distanciou o homem de Deus e o homem do homem, e o homem da natureza e a natureza do homem. Ó meus irmãos, tudo o que provém de Deus é bom e tudo o que provém do pecado é mal. Não existe mal algum ligado a Deus, e não existe mal algum que não esteja ligado ao pecado. Muitos filósofos examinaram a essência do mal e, por causa de suas mentes primitivas, afirmaram que o mal está na matéria e que a matéria é má. Todavia, somente nós cristãos sabemos que o pecado é a essência do mal e que o mal não tem essência alguma além do pecado. A partir disto, é óbvio que se desejamos nos proteger do mal, devemos nos proteger do pecado.

Ó Deus sem pecados, ajuda-nos a protegermos a nós - próprios do pecado e da corrupção do pecado.

A Ti a glória e o louvor para sempre. Amém.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

OrtoFoto

Rússia
autor: Igor D.

"Sobre o homem perfeito"

(…) Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. (Efésios 4:13).

A unidade da fé, irmãos, e o conhecimento do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, o Salvador, une dois homens em um único homem, mil pessoas em um único homem, e muitos milhões de pessoas em um único homem. A unidade da Fé em Cristo, o Senhor, e o verdadeiro conhecimento ortodoxo de Cristo, o Senhor, unem os homens com mais força do que o sangue, com mais força do que a língua, com mais força do que todas as circunstâncias externas e laços materiais. Quando muitas almas pensam como a mesma e única alma, desejam como a mesma e única alma e sentem como a mesma e única alma, então essas muitas almas são como uma alma, uma alma grande e poderosa. As diferenças físicas nesse caso têm muito pouco significado, e quase não devem ser levadas em conta. Assim, as mesmas almas são tomam a forma de um homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. As partes de um todo perfeito são, elas mesmas, perfeitas. Toda a alma cristã é uma parte do homem perfeito. Cristo é o homem perfeito de quem a Igreja é o Corpo Místico. Ele enche consigo mesmo todos aqueles que Nele crêem, de acordo com a medida da estatura de cada um. Ele é a plenitude acima de toda plenitude, a fonte viva que jorra e preenche todo o espaço digno. Na medida em que um homem se esvazia de tudo que não é de Cristo, Cristo irá entrar nele e irá preenchê-lo adequadamente.

Ó meus irmãos, além de uma fé firme, uma humildade profunda é necessária para que a Água Viva possa ser derramada em nós. Mesmo na natureza, podemos ver que a água irriga facilmente as terras baixas. Assim, quanto mais humilde é nosso rebaixamento perante o Senhor Jesus, mais voluntariamente Ele se derramará em nós, nos irrigará com o Seu Ser Vivificante, e nos preencherá como Seus vasos com a plenitude de Sua imortalidade.

Ó Senhor Jesus, Plenitude da vida, sabedoria, beleza e doçura, ajuda-nos a nos humilharmos perante Tua Divina Majestade, para que possamos ser dignos da Tua visitação.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

OrtoFoto

Romênia
autor: Ovidiu Man

domingo, 6 de dezembro de 2009

"Sobre a graça e o dom"

Mas a graça foi dada a cada um de nós, segundo a medida do dom de Cristo. (Efésios 4:7).

Aqui está o princípio das distinções entre cristãos. Em primeiro lugar, o Apóstolo enumera aquilo que nos une, isto é, um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, um só Deus e Pai de todos (Efésios 4:5-6). Todavia, aqui ele enfatiza aquilo que nos faz involuntariamente diferentes. A medida do dom de Cristo nos faz diferentes, a medida segundo a qual a graça do Espírito Santo é dada. Cristo é a Cabeça do grande corpo que é chamado de Igreja. Ele cria esse corpo e individualmente cria cada membro desse corpo; Ele é o Construtor e Ele é o Único que conhece o plano desta construção. Ele não permite que um membro nessa construção seja desproporcionalmente grande ou pequeno. Ele concede a medida apropriada para cada coisa e pessoa. Assim, Ele dá a um cinco talentos, ao outro dois e ao outro um. Ele mede e o Espírito Santo derrama Sua graça de acordo com essa medida. Ninguém deve ficar bravo ou ser invejoso. Ninguém deve ficar bravo, pois se alguém recebeu menos, terá que responder por menos. Ninguém deve ser invejoso, pois se alguém, recebeu mais, não pertence a ele, mas a Deus. Se ele tem muito, muito será cobrado dele, como está dito na divina parábola dos talentos.

Ó meus irmãos, que cada um de nós esteja consciente da medida do nosso dom e da nossa responsabilidade. Respeitemos nosso dom e o dom do nosso vizinho, pois todos os dons vêem de Deus e são de Deus.

Ó Senhor Jesus, o grande Doador de diversos dons, a Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém

sábado, 5 de dezembro de 2009

OrthoFoto

Rússia
autor: Katerina Man'shine

"Sobre aquilo que constitui a unidade dos fiéis"

(...) um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos (Efésios 4:5-6).

Aqui está a razão importantíssima e extremamente óbvia para todos os cristãos guardarem a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Efésios 4:3) e ser um só corpo e um só espírito (Efésios 4:4). Pois o Único Senhor Jesus Cristo é nosso Criador, Redentor e Ressuscitador. Não há dois Cristos verdadeiros, para que haja divisão entre nós. Um só e o mesmo sangue foi derramado sobre a Cruz por todos nós, assim como uma só e mesma boca orou por todos nós no Getsêmani. Temos uma fé única na Santa Trindade, indivisível e vivificante: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um em Essência e três em Pessoas – o Pai não gerado, o Filho gerado e o Espírito que procede do Pai. Temos um só batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esse batismo é por imersão tríplice na água, para a morte para o pecado e o demônio, e para a ressurreição e vida no Cristo Senhor. Um só Deus e Pai de todos – o Pai do Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, que por meio do Cristo e por causa do Cristo nos adota e dá o direito de dizermos a Ele "Pai nosso".

Vedes, meus irmãos, quão fortes são os vínculos que nos unem? Nem mesmo as próprias estrelas estão ligadas por vínculos tão fortes, nem a água à terra, e nem o fogo ao ar. Vedes as avassaladoras razões que temos para a unidade? Tudo o mais que, da mão esquerda, nos compeliria à divisão é irrelevante comparado a essas razões, como um grão de areia comparado às altas montanhas. O demônio não pode destruir nossa unidade se não o ajudarmos. O demônio jamais pode nos sobrepujar se não nos rendermos a ele.

Ó Senhor Jesus, doce e gracioso, quão firmemente nos vinculaste para o bem eterno! Rogamos para que nos guarde neste vínculo.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Apresentação no Templo da Santa Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria - 21 nov/04 dez


Nesse dia festejamos a Entrada no Templo da Mãe de Deus. Foi quando Joaquim e Ana, seus pais, a conduziram ao Templo, em cumprimento à promessa que haviam feito antes de Seu nascimento, de consagrarem-na a Deus. Maria contava, então com 3 anos.

Joaquim fez convocar jovens raparigas entre os hebreus de raça pura, a fim de escoltá-la com tochas e precedê-la em direção ao Templo, para que, trazida pela luz, a criança não fosse tentada a voltar atrás em busca de seus pais. Porém, a Santa Virgem, Toda Pura ultrapassa as virgens de sua escolta e, sem um único olhar ao mundo, lança-se aos braços do Sumo-Sacerdote Zacarias, que a esperava sob o pórtico, em companhia dos anciãos. Zacarias a abençoou dizendo: “O Senhor glorificou teu nome de geração em geração. É em ti que, nos últimos dias, Ele revelará a Redenção que preparou para seu povo”. E, coisa inaudita para os homens da Antiga Aliança, ele faz a criança entrar no Santo dos Santos, onde somente entrava o Sumo-Sacerdote uma vez por ano, no dia da Festa da Expiação. Sentou-a no terceiro degrau do Altar e o Senhor fez descer a Sua graça sobre ela, que se levantou e pôs-se a dançar a fim de expressar sua alegria. Todos os presentes maravilharam-se contemplando esse espetáculo promissor das grandes maravilhas que Deus em breve realizaria nela.

Tendo, dessa forma, abandonado o mundo, seus pais e qualquer ligação com as coisas sensíveis, a Santa Virgem permaneceu no Templo até a idade de 12 anos, quando os sacerdotes e anciãos confiaram-na a José, para que fosse o guardião de Sua virgindade, tornando-se seu noivo.

Quando a Mãe de Deus penetrou no Santo dos Santos, o tempo de preparação e de provação da Antiga Aliança teve fim e, nesse dia, celebramos os esponsais de Deus com a natureza humana. Eis porque a Igreja rejubila e exorta a todos a retirarem-se também ao templo de seus corações, a fim de preparar a vinda do Senhor, pelo silêncio e pela oração.

A imagem de Maria ultrapassando as ordens angélicas reencontram-se no hino cantado na Liturgia de São João Crisóstomo e repetido em cada celebração: “Verdadeira é digno e justo que te bendigamos, ò bem aventurada Mãe de Deus! Tu mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, deste à luz o Verbo de Deus conservando intacta a glória da tua virgindade. Nós te glorificamos, ó Mãe do nosso Deus”.

A Igreja escolheu coloca essa Festa no início do Advento, período onde nós revivemos a espera do Messias pelo Povo Judeu. Maria representa toda Israel, Ela engloba em Sua pessoa, a espera, Ela realiza a Promessa.
Tropário da Apresentação, t.4
Hoje é o prólogo da benevolência de Deus e a proclamação antecipada da salvação dos homens. No Templo de Deus a Virgem é apresentada para anunciar à todos os homens a vinda do Cristo. Em sua honra, nós também, à plena voz cantamos-lhe: Rejubila-te, ó Virgem em quem se realiza o plano do Criador.

Kondákion da Apresentação, t. 4
O Templo puríssimo do Salvador, Sua preciosa câmara nupcial, a sempre Virgem, tesouro sagrado da glória de Deus, é hoje conduzida à casa do Senhor, transportando n’Ela a graça do Espírito Divino e diante dela os Anjos de Deus cantam: “É este o Tabernáculo Celeste!”

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"A Beleza do Sagrado" - a cultura cristã da Igreja Ortodoxa

No próximo dia 12 de dezembro será realizado nas dependências da Catedral Ortodoxa da Santíssima Virgem Maria a exposição "A Beleza do Sagrado", onde exporemos uma parte da cultura e da arte cristã da Igreja Ortodoxa, através do canto, dos ícones e de eventos paralelos.

Para reservar seu ingresso disponibilizamos o email belezadosagrado@gmail.com para compras antecipadas com desconto (R$ 20,00). Todos os ingressos darão direito ao sorteio de uma" cesta ortodoxa". Estacionamento no local.